Ícone do site Sertão Online

Teresina inicia projeto piloto de registro de ponto por biometria facial na saúde

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), iniciou a implantação experimental de um novo sistema eletrônico de controle de frequência para servidores da rede municipal. A medida, oficializada pela Portaria nº 269/2026, visa modernizar o registro de jornada e aumentar a transparência e a eficiência administrativa.

Implementação e unidades participantes

O projeto piloto introduz o uso de tecnologias como biometria facial, biometria digital e aplicativo móvel para o registro de entrada, saída e intervalos dos profissionais. Nesta fase inicial, o sistema está sendo testado em quatro unidades específicas:

  • Diretoria de Recursos Humanos (DRH);
  • Hospital da Primavera;
  • Coordenadoria Regional de Saúde Norte;
  • Unidade Básica de Saúde Real Copagre.

Segundo a fundação, o monitoramento dos resultados caberá à Diretoria de Recursos Humanos e à Gerência de Controle e Risco da FMS. Em caso de falhas técnicas durante o período de teste, os servidores devem comunicar imediatamente as chefias imediatas.

Investimentos em infraestrutura

Paralelamente à modernização do controle de frequência, a FMS publicou editais de licitação que totalizam R$ 17,4 milhões para a rede municipal. O montante é destinado a suprir demandas operacionais e assistenciais:

  • R$ 10,8 milhões: Registro de preços para a aquisição de medicamentos para a atenção básica e especializada.
  • R$ 6,6 milhões: Contratação de serviços para coleta, tratamento e destinação final de resíduos de saúde, incluindo o fornecimento de equipamentos de armazenamento.

As licitações ocorrem em um cenário de busca por melhorias frente a queixas de desabastecimento e gargalos estruturais nas unidades de saúde da capital.

Fonte: https://portalodia.com/noticias/teresina/profissionais-de-saude-em-teresina-terao-registro-de-ponto-por-biometria-facial-458908.html

Sair da versão mobile