A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), iniciou a implantação experimental de um novo sistema eletrônico de controle de frequência para servidores da rede municipal. A medida, oficializada pela Portaria nº 269/2026, visa modernizar o registro de jornada e aumentar a transparência e a eficiência administrativa.
Implementação e unidades participantes
O projeto piloto introduz o uso de tecnologias como biometria facial, biometria digital e aplicativo móvel para o registro de entrada, saída e intervalos dos profissionais. Nesta fase inicial, o sistema está sendo testado em quatro unidades específicas:
- Diretoria de Recursos Humanos (DRH);
- Hospital da Primavera;
- Coordenadoria Regional de Saúde Norte;
- Unidade Básica de Saúde Real Copagre.
Segundo a fundação, o monitoramento dos resultados caberá à Diretoria de Recursos Humanos e à Gerência de Controle e Risco da FMS. Em caso de falhas técnicas durante o período de teste, os servidores devem comunicar imediatamente as chefias imediatas.
Investimentos em infraestrutura
Paralelamente à modernização do controle de frequência, a FMS publicou editais de licitação que totalizam R$ 17,4 milhões para a rede municipal. O montante é destinado a suprir demandas operacionais e assistenciais:
- R$ 10,8 milhões: Registro de preços para a aquisição de medicamentos para a atenção básica e especializada.
- R$ 6,6 milhões: Contratação de serviços para coleta, tratamento e destinação final de resíduos de saúde, incluindo o fornecimento de equipamentos de armazenamento.
As licitações ocorrem em um cenário de busca por melhorias frente a queixas de desabastecimento e gargalos estruturais nas unidades de saúde da capital.


















